Exames e Terapias Fonoaudiológicas

Exames Auditivos, Linguagem, Processamento Auditivo, Disfagia, Ronco e Apneia.

Avaliação Fonoaudiológica Global

Consiste na aplicação de testes e protocolos a fim de realizar um diagnóstico correto, analisando o paciente como um todo. Para isso, não somente os protocolos são importantes como também o olhar do profissional para o paciente.

Exame de Audiometria Clínica

É o exame realizado pelo fonoaudiólogo para investigar perda auditiva. Um dos procedimentos, a audiometria tonal, avalia a resposta do paciente para frequências que vão do grave ao agudo. Já a audiometria vocal avalia a capacidade de ouvir e entender os sons de fala. Em crianças este teste é adaptado.

Exame de Audiometria em Campo Livre

Avalia o ganho funcional do aparelho auditivo, ou seja, o benefício que o aparelho auditivo está fornecendo ao seu usuário.

Exame de Imitânciometria

Avalia o ouvido médio, verificando o funcionamento do tímpano, da cadeia ossicular e da tuba auditiva. Também é realizada a pesquisa dos reflexos estapedianos, que ocorrem através da contração do músculo estapédio a um som intenso. Este exame faz parte da avaliação básica e complementa a audiometria. Com ele também é possível identificar doenças do ouvido, como otites e otosclerose.

Limiar de Desconforto

Realiza a pesquisa do desconforto e se faz necessário em casos de misofonia, hiperacusia, adaptação de prótese auditiva e zumbido. Preferencialmente realizado junto a audiometria tonal.

Acufenometria

Este exame é realizado em pacientes que queixam de zumbido. Com ele podemos identificar as características psicoacústicas do zumbido (frequência e intensidade nas quais ele se encontra).

Processamento Auditivo Central (PAC)

Consiste numa bateria de testes verbais e não verbais realizada em cabine acústica ou sala acusticamente tratada, considerando idade, nível intelectual, audição periférica e queixas do paciente.

Polissonografia Domiciliar (PSG)

Identifica as dificuldades e distúrbios do sono, como ronco e apneia (pausas respiratórias), através de um dispositivo pequeno e de fácil manuseio. Assim, o paciente dorme na sua própria cama, garantindo um resultado muito mais fiel. Ronco, sonolência diurna, cansaço e fadiga são alguns sinais que seu sono não está sendo eficaz.

Exame de Emissões Otoacústicas

De forma objetiva, fácil, rápida e não invasiva, este exame avalia a presença ou ausência de lesão coclear. É realizado na Triagem Auditiva Neonatal, no diagnóstico diferencial de perdas auditivas induzidas por ruído e também em pacientes com queixas de zumbido e/ou relacionadas à audição, como dor, irritação e hipoacusia.

Teste da Orelhinha

A Triagem Auditiva Neonatal ou “teste da orelhinha” deve ser realizado, idealmente, nos primeiros dias do recém-nascido (24 a 48 horas), ainda na maternidade. Nos casos de impossibilidade, deve ser realizado até o primeiro mês de vida. O teste é rápido, simples e não invasivo. É com ele que se identifica precocemente a maioria das perdas auditivas cocleares em torno de 30 a 35 decibéis e inicia-se os protocolos para perda auditiva.

Audiometria Ocupacional

Este exame avalia a saúde auditiva dos trabalhadores em empresas com nível de pressão sonora elevado/ruído, com presença de produtos químicos e/ou vibração. Deve ser realizado utilizando os critérios mínimos da audiometria clinica no momento admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e demissional.

Programa de Conservação Auditiva para Empresas (PCA)

Consiste num conjunto de atividades que visam prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais dentro das empresas.

Na Audiologia Ocupacional, além dos exames de audiometria, elaboramos o Programa de Conservação Auditiva (PCA), de acordo com a legislação vigente.

Este programa está fundamentado na legislação brasileira, em especial pela trabalhista: Normas Regulamentadoras (NR) 6, 7, 9 e 15; e pela legislação previdenciária: Ordens de Serviço (OS) 608 e 621.

Objetivos do programa

  • Monitorar e gerenciar perdas auditivas através do exame de audiometria e de relatórios com visualização gráfica (mensal, trimestral e/ou semestral, além de anual, conforme combinado);
  • Estabelecer medidas preventivas para diagnóstico precoce e estabilização dos casos de perdas auditivas ocupacionais;
  • Ampliar a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo efeitos extra auditivos relacionados à exposição sonora elevada;
  • Identificar colaboradores com alterações auditivas não relacionadas ao trabalho, encaminhando-os para diagnóstico, tratamento e documentação;
  • Desenvolver conhecimento sobre conservação auditiva e estimular atitudes empreendedoras, tornando os colaboradores mais cooperativos.

As atividades serão desenvolvidas conforme necessidade, incluindo palestras, treinamentos, orientações e auditorias para inspeção do EPI.

Vamos conversar?

Entre em contato com a Clínica Bogoni e agende seu horário.